FOTO DO LIXO ORGÂNICO NO CEASA
A reciclagem do lixo orgânico é proveniente dos restos de alimentos que na verdade são perdidos nos grandes aterros sanitários. Este lixo, se, passado pelo processo chamado compostagem não seria desperdiçado. Na compostagem o lixo é submetido à ação de bactérias em alta temperatura para ser transformado em dois tipos de subprodutos. O primeiro é o adubo o adubo natural e o segundo é o gás metano muito usado na geração de energia. Hoje o Brasil importa este produto da Bolívia e da Argentina devido o desperdício do lixo orgânico proveniente de restos de alimentos no Brasil.
Acredita-se que o gás metano que poderia ser aproveitado com a reciclagem do lixo orgânico daria para alimentar uma usina de 2000 megawatts. Observe a comparação com a Usina Nuclear de Angra dos Reis que possui capacidade para a produção de apenas 657 megawatts. Uma Usina termo elétrica produziria em um ano aproximadamente 3, 5 bilhões de reais. Na verdade jogamos todo esse dinheiro nos aterros sanitários. Somente 1% do lixo orgânico é utilizado na usina de compostagem. Assim existem prejuízos de grande monta para o país devido ao desperdício do lixo que é 99% reciclável quer seja os lixos orgânicos e os inorgânicos como; plásticos, papelão, latinhas e etc.
Faça sua busca nos classificados das paginas e encontre as melhores maquinas para reciclagem de produtos. O planeta agradece.