Abordamos neste site um resumo do XXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO realizado Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Que mais chamou a nossa atenção e que pode ser utilizado como fonte de informação para futuros pretendentes a montar uma recicladora de garrafas PET.
Assunto principal:
A viabilidade econômica de um empreendimento para reciclagem de garrafas PET na cidade de Uberlândia -Minas Gerais – Brasil
Participantes -
Deivid Marques Nunes – UNIMINAS
Mara Rúbia da Silva – UNIMINAS
Idamar Sidnei Cobianchi Nigro - UNIMINAS
I – A VIABILIDADE ECONÔMICA DA RECICLADORA DE GARRAFAS PET:
A viabilidade do negócio está calcada nos seguintes aspectos:
a) Viabilidade técnica: associada à disponibilidade de tecnologia;
b) Viabilidade comercial: clientes, fornecedores, concorrência e mercado alvo;
c) Viabilidade ambiental;
d) Viabilidade econômica.
Os aspectos de viabilidade técnica e comercial foram abordados em tópicos anteriores e, nesta etapa, cabe ressaltar as características ligadas ao meio ambiente (a obtenção da licença ambiental) e a análise de viabilidade econômica do projeto (taxa interna de retorno, custos e despesas diretas e indiretas) que podem mostrar a possibilidade de sucesso do empreendimento. Para o caso da obtenção da licença ambiental deve fazer parte do projeto uma unidade de tratamento dos efluentes, fator que eleva seu custo.
A análise de viabilidade econômica considerou o investimento em uma unidade industrial com capacidade para processar 500 kg/h (das propostas apresentadas por fornecedores de equipamentos foi a que demandava menor volume de capital inicial para investimento – as propostas recebidas tratavam de: R$ 150.000,00; 270.000,00 e 390.000,00). Os seguintes fatores foram considerados no total investido: equipamentos, engenharia, terreno, galpão, instalações civil, mecânica, elétrica e hidráulica e o um capital de giro da ordem de 3 meses para operação da planta industrial). O montante de capital necessário para o projeto representou: R$ 448.385,00. Assumiu-se a premissa de vender 50% da produção nos primeiros seis meses de operação, 75% nos seis meses seguintes e a totalidade da produção nos meses subseqüentes.
As seguintes considerações foram feitas:
a) Volume de garrafas PET produzidas pela população de Uberlândia: 1075 toneladas/ano;
b) Período de trabalho da unidade: 250 dias/ano e 8 horas/dia;
c) Número de trabalhadores na unidade: 12;
d) Retirada prolabore ao longo do período de recuperação do capital = não foram realizadas
e) A empresa foi enquadrada no SIMPLES e a alíquota de impostos considerada foi de 7,1% sobre a lucratividade.
A análise de viabilidade do projeto indicou a possibilidade de recuperação do capital em 1,5 anos (16 meses), com uma taxa interna de retorno da ordem de 15,77% aa.
A metodologia adotada para a realização foi a da taxa interna de retorno, considerando-se a taxa SELIC (12% a.a) como sendo a taxa mínima de atratividade.
Este tema segue na próxima pagina use o link abaixo para concluir a matéria e os sites classificados da pagina para pesquisa de preços e maquinas para reciclagem do PET.
PARTE NUMERO 02 USE ESSE LINK PARA VER A CONCLUSÃO
PARTE NUMERO 02 USE ESSE LINK PARA VER A CONCLUSÃO