O Produto
Formado pela reação entre o ácidotereftálico e o etileno glicol, a Politereftalato de etila, ou PET - um polímero, foi desenvolvida por dois químicos britânicos em 1941.Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas, mostrando-se resistente e eficaz. No começo dos anos oitenta iniciou-se a reciclagem do produto, que resultou em aplicações importantes, a favor de uma alternativa, inclusive, de preservar o meio ambiente.
A Reciclagem
É feita através da coleta seletiva, o material é colocado na esteira para a coleta dos materiais que contaminam o pet a separação minuciosa permite o aproveitamento de todos os materiais que vem junto com o pet tais como: rótulos das garrafas, tampas, e outros materiais recicláveis.
Dentre as vantagens da reciclagem podemos citar a redução considerável do volume de lixo nos aterros, facilitando a degradação dos produtos orgânicos, geração alternativa de renda e emprego,economia de energia na produção e da quantidade do produto,redução do preço de venda, favorecendo o mercado consumidor.Ainda na reciclagem específica da PET, podemos citar , a economia de petróleo (os polímeros são derivados de petróleo) , é altamente combustível e os gases produzidos durante o processo de reciclagem podem ser usados na indústria química, além de que sua degradação é muito difícil levando mais de quinhentos anos para decomposição completa da politereftalano de etila. A seleção e pré-processamento do produto é muito importante para a garantia da qualidade do reciclado. A separação pode seguir processos manuais ou mecânicos, como sensores ópticos.No pré-processamento, após a prensagem, é preciso retirar os contaminantes(adesivos plásticos) - separando-os por diferença de densidade em fluxo de água(levigação), ou ar - o rótulo, os resíduos de refrigerantes e demais detritos, por meio de processos de lavagem.