As recicladoras são produtoras de flakes, para tanto consomem garrafas sujas com contaminantes (os plásticos do rótulo e da tampa, metais, pedras, etc.), pois possuem tecnologia para a sua remoção. Este avanço na tecnologia da reciclagem do PET demonstra a importância da busca por inovações para viabilizar este processo. As garrafas de refrigerante sem contaminantes, mas para garantir o preço da sucata, seu processo passou a retirar os contaminantes. Pelas entrevistas realizadas, verificou-se também que as recicladoras estabeleceram parcerias para a melhoria da suas tecnologias.
Entre os plásticos estudados, o PET é um caso à parte, pois o produto reciclado consegue manter as mesmas propriedades da resina virgem e o mercado de reciclagem é muito restrito,segundo informações fornecidas pelas empresas de reciclagem. As especificações das empresas transformadoras são muito rígidas e as recicladoras que não conseguem atendê-las acabam fechando. As empresas pertencentes à cadeia do PET, por sua vez, estão organizadas através da ABEPET, que tem interesse na reciclagem deste material e promove ações para incentivá-la, contribuindo também para o seu desenvolvimento tecnológico. No entanto, as garrafas de refrigerante são feitas de duas cores: transparente (cristal) e verde. A garrafa de cor verde reciclada não permite a pigmentação do produto transformado. A produção, portanto, somente de garrafas transparentes poderia aumentar o mercado do resíduo reciclado. As oportunidades proporcionadas pela reciclagem do PET são altamente satisfatórias
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO:
A reciclagem do PET se apresenta como uma oportunidade de negócio, com grande demanda por material reciclado, representando uma redução de custos para as empresas que transformam o material reciclado. O investimento em pesquisa na área da reciclagem, pode portanto, contornar as barreiras existentes, gerando inovações tecnológicas que aumentem esta
atividade no país, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, através da redução do volume de resíduos a serem enviados para a disposição. Além disso, fica evidente a necessidade do desenvolvimento e implantação de um modelo de gestão de resíduos sólidos, de forma a possibilitar o reaproveitamento máximo das garrafas de PET.
A inovação dos maquinários para reciclagem do PET vão desde as maquinas lavadoras e tiradoras de rótulo, moinhos, granuladoras, esteiras, secadoras, extrusoras para o PET, injetoras e sopradoras, prensas enfardadeiras, balanças digitais.
A reciclagem do PET é feita em uma única linha de produção e finalizada quando todo o produto é transformado em flaks. Esta nova matéria prima é consumida pela industria para a confecção de novos produtos que não sejam embalagens de produtos alimentícios.
A reciclagem do PET é feita em uma única linha de produção e finalizada quando todo o produto é transformado em flaks. Esta nova matéria prima é consumida pela industria para a confecção de novos produtos que não sejam embalagens de produtos alimentícios.
A pesar de o PET ter origem em embalagens de produtos alimentícios como bebidas, e manter a sua qualidade original no Brasil o PET reciclado não é admitido para fabricação de embalagens de produtos alimentícios tais como refrigerantes e outros produtos. Faça sua busca nos sites classificados e encontre maquinas para reciclagem do PET