PARTE N. 2
LOCALIZAÇÃO. A indústria deverá ser implantada é um local de fácil acesso, de preferência próximo a matéria-prima.
ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área que abrigará um galpão que será dividido em quatro áreas: galpão industrial, escritório, vestiários e os sanitários.
EQUIPAMENTOS. Este tipo de atividade requer o uso de alguns equipamentos específicos, tais como: Trituradores; Autoclaves; Peneiras, etc.
É válido lembrar, que a necessidade de se adquirir os mobiliários e os equipamentos que irão ser utilizados no escritório (computadores, fax, mesas, cadeiras, etc.).
INVESTIMENTO. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.
PESSOAL. A mão-de-obra básica deve contar com: gerente (empreendedor), secretária, auxiliar administrativo, responsável de produção, operários e motorista.
MATÉRIA-PRIMA. Pneus com meia vida ou carcaças passíveis de recauchutagem têm valor positivo. Pneus não passíveis de recuperação têm valor negativo, normalmente pagam-se às empresas de limpeza urbana para o recebimento do material.
OS PNEUS. A maior parte dos pneus, hoje, é feita de 10% de borracha natural, 30% de borracha sintética (petróleo) e 60% de aço e tecidos. Utilizam-se ainda materiais argilo-minerais e negro-de-fumo (carvão), com objetivo de se obter um material mecanicamente resistente, responsável pela coloração negra dos pneus.
COMPOSIÇÃO DOS PNEUS. Os pneus são constituídos da (o):
- 1. Banda de Rodagem: É a parte do pneu que entra diretamente em contato com o solo. Oferece grande resistência ao desgaste devido à sua composição de borracha e agentes químicos especiais. Seus desenhos, criteriosamente estudados, visam a proporcionar boa tração, estabilidade e segurança ao veículo;
- 2. Cinturas: Cinturões de aço (cinta circunferencial e inextensível) dos pneus radiais com função de estabilizar a carcaça;
- 3. Carcaça de Lonas: Composta de cordonéis de nylon ou poliéster, formando a parte resistente do pneu. Sua função é reter o ar sob pressão, que suporta o peso total do veículo;
- 4. Talões: São constituídos internamente por arames de aço de grande resistência. Sua finalidade é manter o pneu acoplado firmemente ao aro, impedindo-o de ter movimentos independentes;
- 5. Flancos: São constituídos de um composto de borracha de alto grau de flexibilidade, com o objetivo de proteger a carcaça contra os agentes externos.
ONDE É USADO. Esse material reciclado é usado nas indústrias que produzem tapetes de automóveis, solados de sapatos, pisos industriais e borracha de vedação entre outros. O pó gerado na recauchutagem e os restos moídos podem ser aplicados na composição de asfalto com maior elasticidade e durabilidade. Outras aplicações seriam a utilização de pneus como combustível substituindo o petróleo - cada pneu contém a energia de 9,4L de petróleo.
OBS: Ainda não se conseguiu reciclar um pneu velho e produzir um novo, pois a borracha perde suas propriedades e não consegue ter as propriedades mecânicas necessárias para a fabricação de um pneu novo.
Obs. As maquinas para reciclagem de pneus velhos podem ser encontradas em qualquer dos sites classificados desta pagina que fabricam maquinas para recilagem basta apresentar o projeto da usina de reciclagem de pneus consulte nesta pagina.
Observe que o projeto da usina de reciclagem continua na parte 3 clic aqui.
Obs. As maquinas para reciclagem de pneus velhos podem ser encontradas em qualquer dos sites classificados desta pagina que fabricam maquinas para recilagem basta apresentar o projeto da usina de reciclagem de pneus consulte nesta pagina.
Observe que o projeto da usina de reciclagem continua na parte 3 clic aqui.