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MAQUINAS PARA RECICLAGEM POR UM PLANETA AZUL E UMA FLORESTA VERDE

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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PROJETO PARA USINA DE RECICLAGEM DE PNEUS VELHOS - FASE 02

PARTE N. 2

LOCALIZAÇÃO. A indústria deverá ser implantada é um local de fácil acesso, de preferência próximo a matéria-prima.

ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área que abrigará um galpão que será dividido em quatro áreas: galpão industrial, escritório, vestiários e os sanitários.

EQUIPAMENTOS. Este tipo de atividade requer o uso de alguns equipamentos específicos, tais como: Trituradores; Autoclaves; Peneiras, etc.

É válido lembrar, que a necessidade de se adquirir os mobiliários e os equipamentos que irão ser utilizados no escritório (computadores, fax, mesas, cadeiras, etc.).

INVESTIMENTO. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

PESSOAL. A mão-de-obra básica deve contar com: gerente (empreendedor), secretária, auxiliar administrativo, responsável de produção, operários e motorista.

MATÉRIA-PRIMA. Pneus com meia vida ou carcaças passíveis de recauchutagem têm valor positivo. Pneus não passíveis de recuperação têm valor negativo, normalmente pagam-se às empresas de limpeza urbana para o recebimento do material.

OS PNEUS. A maior parte dos pneus, hoje, é feita de 10% de borracha natural, 30% de borracha sintética (petróleo) e 60% de aço e tecidos. Utilizam-se ainda materiais argilo-minerais e negro-de-fumo (carvão), com objetivo de se obter um material mecanicamente resistente, responsável pela coloração negra dos pneus.

COMPOSIÇÃO DOS PNEUS. Os pneus são constituídos da (o):

- 1. Banda de Rodagem: É a parte do pneu que entra diretamente em contato com o solo. Oferece grande resistência ao desgaste devido à sua composição de borracha e agentes químicos especiais. Seus desenhos, criteriosamente estudados, visam a proporcionar boa tração, estabilidade e segurança ao veículo;

- 2. Cinturas: Cinturões de aço (cinta circunferencial e inextensível) dos pneus radiais com função de estabilizar a carcaça;

- 3. Carcaça de Lonas: Composta de cordonéis de nylon ou poliéster, formando a parte resistente do pneu. Sua função é reter o ar sob pressão, que suporta o peso total do veículo;

- 4. Talões: São constituídos internamente por arames de aço de grande resistência. Sua finalidade é manter o pneu acoplado firmemente ao aro, impedindo-o de ter movimentos independentes;

- 5. Flancos: São constituídos de um composto de borracha de alto grau de flexibilidade, com o objetivo de proteger a carcaça contra os agentes externos.

ONDE É USADO. Esse material reciclado é usado nas indústrias que produzem tapetes de automóveis, solados de sapatos, pisos industriais e borracha de vedação entre outros. O pó gerado na recauchutagem e os restos moídos podem ser aplicados na composição de asfalto com maior elasticidade e durabilidade. Outras aplicações seriam a utilização de pneus como combustível substituindo o petróleo - cada pneu contém a energia de 9,4L de petróleo.

OBS: Ainda não se conseguiu reciclar um pneu velho e produzir um novo, pois a borracha perde suas propriedades e não consegue ter as propriedades mecânicas necessárias para a fabricação de um pneu novo.

Obs. As maquinas para reciclagem de pneus velhos podem ser encontradas em qualquer dos sites classificados desta pagina que fabricam maquinas para recilagem basta apresentar o projeto da usina de reciclagem de pneus consulte nesta pagina.



Observe que o projeto da usina de reciclagem continua na parte 3 clic aqui.

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O POETA RONALDO BALBACCH

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“Acredita num planeta que possa ser sustentável, e luta pela melhoria do meio ambiente, e a água doce sem poluição, através da reciclagem do lixo urbano”.

SUSTENTABILIDADE- RECICLAGEM

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