FOTO DO POETA RONALDO BALBACCH
RECICLAGEM DO PET E PEBD E OUTROS PLÁSTICOS
O mundo moderno precisa ter consciência de que o lixo produz efeitos danosos à natureza, em especial a contaminação; dos rios, mares, flora e a natureza em geral. Gerando grande impacto ao meio ambiente. As indústrias são as maiores responsáveis pela grande demanda do lixo que contamina o planeta. As embalagens por elas produzidas de plástico PET a cada dia aumentam a poluição, através do grande consumo, pela população de refrigerantes e produtos alimentícios, que são embalados com o PET, porém não é só o PET o grande vilão da natureza, porque existem os polietilenos de baixa densidade, que são usados na fabricação de sacolas, que por sua vez são distribuídas pelos supermercados. A grande quantidade de sacolas produzidas com o PEBD que é um material altamente destrutivo para a natureza, haja vista que a sua decomposição pode até levar mais de quinhentos anos. Neste período que os materiais provenientes das sacolas ficam expostos no meio ambiente, eles, causam danos aos micros organismos responsáveis pelo ciclo da decomposição de outras matérias na natureza, alem de que alguns animais chegam a consumir estas sacolas como se fosse alimento, e acabam morrendo vitimas das chamadas sacolas distribuídas pelos supermercados e lojas. Portanto no mundo moderno podemos dizer que os grandes vilões são o plástico do PET e o PEBD também conhecido como polietileno de baixa e alta densidade. Mas existem nos lixos urbanos outros contaminantes que são: as latinhas, PVC, os metais, os sacos de lixo, o lixo orgânico, o papelão, o papel e outros. Notadamente todo este material pode em 90% dos casos serem reciclado fazendo o que se chama de ciclo reverso, ou seja: fazer com que este lixo retorne a indústria depois de reciclado para a produção de outros produtos, eliminando-os da natureza. Observa-se que ao longo dos anos a população pouco tem feito para criar o ciclo reverso, pelo contrario, jogam os lixos nas ruas, que por sua vez entopem bueiros, e em tempos de grandes chuvas, causam as chamadas inundações, prejudicando em muitos casos inúmeras famílias, que ficam desabrigadas de suas casas. O assunto sobre o lixo urbano é muito extenso e requer ampla discussão pelos órgãos governamentais e não governamentais, que devem ficar atentos aos efeitos produzidos pelo lixo, cuja única saída é a conscientizar a população para que usem materiais oxi biodegradáveis, que se decompõem na natureza no prazo máximo de um ano, e o uso consciente do lixo. Quando se fala em uso consciente do lixo, se quer dizer, colocar o lixo no lixo, que obrigatoriamente precisa ser reciclado. Para o fim de que tenhamos no futuro um planeta sustentável.
São Paulo – SP, 14 de janeiro de 2011
Ronaldo Balbacch
Obs. Faça sua busca nos classificados desta pagina e encontre maquinas para reciclagem de lixo, moinhos, prensas enfardadeiras para compactar o lixo, extrusoras, injetoras, sopradoras, esteiras, materiais reciclados PEBD, PET, PVC, TUBO e outros plásticos reciclados.
Obs. Faça sua busca nos classificados desta pagina e encontre maquinas para reciclagem de lixo, moinhos, prensas enfardadeiras para compactar o lixo, extrusoras, injetoras, sopradoras, esteiras, materiais reciclados PEBD, PET, PVC, TUBO e outros plásticos reciclados.